Streaming e Live streaming. Qual a diferença?

   O que é streaming? 


   Para entender o que é streaming, precisamos lembrar que todo conteúdo que está na internet, seja um filme, uma música, ou um podcast, está armazenado em um servidor, e para este arquivo chegar até você, existe a possibilidade de você fazer o download deste conteúdo e acessá-lo quando estiver offline, ou utilizar um serviço de streaming, onde necessariamente você precisa estar conectado a internet.

Streaming é um sistema que te possibilita visualizar um conteúdo na internet enquanto ele está sendo carregado, sendo possível acessá-lo imediatamente. Essa é uma das principais vantagens do serviço de streaming.
 
Hoje o streaming é utilizado para diversas funcionalidades, as principais delas são:

  • Áudio: programas de músicas e podcasts online como o Spotify, Apple Music, Deezer, entre outros, utilizam o serviço de streaming para reproduzir seu conteúdo.  
  • Vídeo: Netflix, Google play, Amazon Prime,Youtube, todas essas ferramentas de video e filmes online, também utilizam streaming.

           


Live streaming ou “Live": É uma transmissão ao vivo que pode ser vista por milhares de pessoas simultaneamente em tempo real. Diferente do streaming que o conteúdo já estava online e gravado, a live é ao vivo, e possibilita a interação entre quem está assistindo com quem está realizando a live.



Live nos eventos : Ja assistiu a programas ao vivo de televisão, e reparou na produção?Para realizar uma live em eventos híbridos ou virtuais, será necessário praticamente a mesma estrutura de um programa de TV ao vivo, só que o conteúdo será transmitido pela internet através de uma plataforma virtual.




    Ou seja, tudo o que você consome de vídeo ou música online é streaming. Todo o conteúdo multimídia que possa ser visto ou ouvido sem precisar fazer download e que possa ser consumido durante o seu carregamento é streaming. Este serviço se tornou tão popular e acessível, que hoje qualquer pessoa conectada a uma boa internet consegue fazer uma Live.

    Então, se você quer transmitir o conteúdo ou apresentação ao vivo para um grupo fechado ou aberto de pessoas, você vai precisar seguir os seguintes passos:

  • Câmera/ Celular: você precisa de um celular ou uma câmera profissional para filmar o que será transmitido
  • internet de boa qualidade: quanto melhor for sua internet, melhor será a transmissão, garanta que a internet seja estável e de qualidade para a internet não cair e prejudicar a transmissão.
  • plataforma de distribuição: defina qual será a plataforma de streaming que você utilizará para que o seu conteúdo chegue até as pessoas. Escolha uma plataforma que seja confiável e que de para você interagir com seu espectador.  

Com esses itens na mão você consegue colocar qualquer conteúdo ao vivo na internet. Mas lembre-se, se esta live for para transmitir algum conteúdo importante da sua empresa ou algum evento, uma conexão lenta ou equipamentos ruins, podem fazer a conexão cair, ou travar, e isso pode deixar seus espectadores bem incomodados e pode não passar uma boa impressão para seu público.

Caso você queria fazer uma live com uma equipe profissional, internet dedicada e com múltiplas câmeras para uma alta definição de som e imagem,  e até criar cenários incríveis para suas lives,  The One Eventos pode planejar e organizar tudo o que for necessário para que a sua live e seu evento aconteçam com profissionalismo e qualidade.  Entre em contato conosco para descobrir como podemos ajudá-lo. É só clicar aqui.



               

Newsletter