eventos online: Como atrair mais participantes?

Se você está organizando um evento, deve estar se perguntando. “O que precisa ser feito para atrair mais inscritos?”. 


Queria te dizer que você vai precisar ter em mente que será necessário criar um estratégia de marketing para atrair as pessoas que você quer que participem do seu evento. Afinal a divulgação é uma das peças chaves para o sucesso do seu evento, seja ele presencial, online ou híbrido.

E como você e sua equipe podem fazer isso?




Separei 5 itens que podem compor a estratégia de marketing do seu evento, confira:



1. Parceiros importantes e estratégicos para o evento - Crie possibilidades de parceria para o evento com empresas e entidades que possuem o mesmo público alvo que o seu e que estejam dispostas a divulgar o evento com você. Pode ser, desde um patrocinador que ganha ingressos para distribuidor para seus clientes, como: apoiadores de mídia que divulgam seu evento em diferentes veículos de comunicação até instituições de ensino podem divulgar seu evento para os estudantes. Faça uma lista de possíveis parceiros para o evento. E vá atrás deles!


2. Palestras com pessoas influentes - quem serão os palestrantes do seu evento? Haverá algum palestrante que seja influente ou alguma autoridade? Se sim, aproveite essa oportunidade!  Pensar de forma estratégica quem serão os palestrantes  do seu evento, pode ajudar a atrair mais inscritos. Se a pessoa escolhida for influente e divulgar em suas redes sociais que fará uma palestra, ou participará de alguma parte da programação,  sem dúvidas será um bom chamariz para atrair mais participantes para o seu evento. (Se possível peça para o palestrante fazer uma pequeno vídeo para você divulgar a participação dele no evento).


3. Interação com participantes pré evento - uma estratégia que funciona bem é interagir com o seu público durante a venda de ingressos. Criar sorteios ou campanhas que incentivem os participantes a divulgarem o evento de forma espontânea. Por exemplo: crie um código promocional para o participante, e a cada 5 pessoas que se inscreverem no evento com esse código a pessoa ganha algum premio ou beneficio no evento, e os itens podem ir melhorando conforme o número de inscritos. Ou crie cupons de descontos progressivos para inscrições em grupo, existem diversas maneiras de chamar atenção dos seus participantes, você precisa conhecer bem quem é seu público para saber qual melhor forma de interação.


4. Webinars  pré evento - Dias antes do evento você pode criar webinars introdutórios ou relacionados ao tema que será abordado online, através de rede social, plataforma de streaming ou no próprio hotsite do evento, e uma ótima estratégia para aproveitar para divulgar o evento e atrair novos participantes. Esta ação pode ser feita com um parceiro estratégico, com mencionei no começo no item 2, ou com algum convidado e ou influente no assunto.


5. Email Marketing - Parece clichê, mas converte muito se for feito da maneira certa e para o público certo. Divulgar um evento para um publico pré definido tem grandes chances de ter melhores conversões. Vale a pena investir! Para isso, você precisa construir um banco de dados qualificado e criar um fluxo de emails que despertem o interesse do público em seu evento. (Lembre-se que seu mailing precisa respeitar a lei LGPD e só pode ser enviado para quem autorizou receber informações da sua empresa).


Espero que este artigo tenha te ajudado a entender que existem diversas possibilidades para atrair mais participantes ao seu evento, Essas são apenas algumas formas de marketing que você pode utilizar para atrair mais pessoas para seu evento.  Para saber qual delas se encaixa melhor para você, é necessário conhecer bem o seu público alvo e criar uma programação com atividades e palestras que sejam pensadas com foco no participante, pois no fim, eles quem vão avaliar se seu evento será um sucesso ou não.


Sou coordenadora de eventos e eu e minha equipe podemos ajudar você a planejar o seu evento pensando cada detalhe!

Quer saber mais sobre nosso trabalho? me mande uma mensagem e vamos conversar!


Abraços,
Twylla Oliva
               

Newsletter