Streaming e lives, o que é e como fazer?

O que é Streaming?

Streaming é um sistema de transmissão contínua de dados, ou seja,  os dados chegam em um fluxo constante no seu aparelho, que mostra as imagens ou toca o som enquanto ele está sendo baixado, não sendo necessário aguardar o download ser finalizado para poder ter acesso ao conteúdo que se deseja, e assim você consegue acessá-lo imediatamente. Essa é uma das principais vantagens do serviço de streaming.
 

Hoje o streaming é utilizado para diversas funcionalidades, as principais delas são:



  • Áudio: programas de músicas e podcasts online como o Spotify, Apple Music, Deezer, entre outros, utilizam o serviço de streaming para reproduzir seu conteúdo.  

  • Vídeo: Netflix, Google play, Amazon Prime,Youtube, todas essas ferramentas de video e filmes online, também utilizam streaming.

  • live streaming ou Live": uma transmissão ao vivo que pode ser vista por milhares de pessoas simultaneamente em tempo real. Plataformas como Youtube, Instagram, Linkedin, Facebook já oferecem este serviço para todos os usuários de forma gratuita. Existem as opções de plataformas pagas também, que oferecem recursos mais personalizados.

  • Eventos online: transmissão ao vivo do evento 100%  online, onde participantes e palestrante/apresentador interagem entre eles, opções que estão sendo cada vez mais procuradas, pois é uma boa forma para conseguir alcançar um número maior de pessoas, não estando limitado a nenhum local físico. Temos um post que explica melhor sobre os eventos online, clique aqui.

    Ou seja, tudo o que você consome de vídeo ou música online é streaming. Todo o conteúdo multimídia que possa ser visto ou ouvido sem precisar fazer download e que possa ser consumido durante o seu carregamento é streaming.
Este serviço se tornou tão popular e acessível, que hoje qualquer pessoa conectada a uma boa internet consegue fazer uma Live.


    Então, se você estiver organizando algum evento  e quer transmitir o conteúdo ou apresentação ao vivo para um grupo fechado ou aberto de pessoas, você vai precisar seguir os seguintes passos:

  • Câmera/ Celular: você precisa de um celular ou uma câmera profissional para filmar o que será transmitido
  • internet de boa qualidade: quanto melhor for sua internet, melhor será a transmissão, garanta que a internet seja estável e de qualidade, pois se a internet oscilar muito ou mesmo cair, pode 
  • plataforma de distribuição: qual será a plataforma de streaming que você utilizará para que o seu conteúdo chegue até as pessoas? Escolha uma plataforma que seja confiável e que de para você interagir com seu espectador.  

Com esses itens na mão você consegue colocar qualquer conteúdo ao vivo na internet. Mas lembre-se, se esta live for para transmitir algum conteúdo importante da sua empresa ou algum evento, uma conexão lenta ou equipamentos ruins, podem fazer a conexão cair, ou travar, e isso pode deixar seus espectadores bem incomodados e pode não passar uma boa impressão para seu público.

Caso você queria fazer uma live com uma equipe profissional, internet dedicada e com múltiplas câmeras para uma alta definição de som e imagem,  e até criar cenários incríveis para suas lives, saiba que existem empresas que são especializadas neste serviço, e podem facilitar muito sua vida, a The One Eventos, é uma delas, e pode planejar e organizar tudo o que for necessário para que sua live e seu evento aconteçam com profissionalismo e qualidade. Entre em contato conosco para descobrir como podemos ajudá-lo. É só clicar aqui.
               

Newsletter